Você sente dificuldade ou não sabe como lidar com o fracasso? Saiba que essa não é uma característica exclusivamente sua, muito menos que ela esteja presente em uma minoria da população. A maioria de nós sabe que o fracasso é uma realidade da vida. Devemos reconhecer que até os grandes empreendedores também falharam. Ainda assim, detestamos imaginar que podemos passar por isso.
A nossa relação com o fracasso costuma ser a de temor. A partir do momento em que sentimos medo, passamos a esperar que ele chegue. Quando isso ocorre, deixamos que nossas emoções nos dominem e permitimos que elas ditem o nosso caminho. Em vez de buscarmos ajuda, nos limitamos por causa da vergonha.
Por que é tão difícil que nos perdoemos diante do fracasso? Continue a leitura e aprenda a seguir em frente, vendo a realidade de forma positiva!
Separe o fracasso do pessoal
Separe a falha da sua imagem. Só porque você ainda não encontrou uma maneira bem-sucedida de fazer algo não significa que você é um fracasso. Observe a sua situação e estabeleça uma linha entre você e a falha. Evite personalizá-la porque isso pode causar estragos na sua autoestima e autoconfiança.
Observe o fracasso analiticamente
Faça um esforço para minimizar o que aconteceu. Surpreenda os sentimentos ruins, como a raiva, a frustração, a culpa, o arrependimento e a vergonha. Olhe de modo analítico para o fracasso. Pergunte-se onde falhou, o que deveria ter feito de diferente e se o que ocorreu estava realmente sob o seu controle.
Aprenda com a situação
Depois de ter feito um balanço sobre a situação, dê um passo para trás e pergunte a si mesmo: o que eu aprendi com isso? Observe a sua resposta e pense sobre como você pode aplicar esse aprendizado no futuro. Perceba que surgem daí novas atitudes para que você não desista do seu projeto de vida.
Olhe para o futuro
A obsessão por sua falha não mudará o que aconteceu. Na verdade, ela apenas intensificará os seus sentimentos sobre o fracasso, levando você para uma situação de desequilíbrio emocional. Em vez de ficar falando ou pensando sobre ele, busque meios para dar um passo positivo. Coloque o erro no passado e olhe para o futuro.
Liberte-se da necessidade de aprovação dos outros
Muitas vezes, o nosso medo de fracasso está interligado ao receio de sermos julgados pelos outros. Como somos facilmente influenciados, tememos perder o respeito e a estima dos demais. Portanto, lembre-se de uma coisa muito importante: esta é a sua vida, não a dos outros. O que os outros pensam sobre você não significa ser a verdade.
Minimize os danos do fracasso
Tire um tempo para vivenciar a dor do seu fracasso. Aproveite para chorar e desabafar. Viva esse luto de modo temporário. Depois, perceba se valeu a pena. Observe as suas atitudes e veja como você potencializou demais tudo o que ocorreu.
Ainda existe um longo caminho na sua jornada para que você alcance o sucesso, portanto, minimize os dados das próprias falhas.
Assuma as suas responsabilidades
Não se iluda acreditando que você foi apenas uma vítima das consequências. Falhas acontecem porque priorizamos, decidimos e fazemos escolhas erradas. Isso é um processo natural da vida! Assuma a sua parcela de culpa, mas não deixe que ela comande as suas atitudes.
Experimente um novo ponto de vista
Evite ficar se lamentando. Mude a sua perspectiva e enxergue a realidade de forma positiva. Abrace um novo ponto de vista, mais positivo, pois quem alcança o sucesso teve o fracasso como elemento crítico. Seja determinado para dar o passo certo rumo à grandeza e realização dos seus objetivos.
Mudar a perspectiva, assim como lidar com o fracasso, é o melhor meio para enfrentar os obstáculos e realizar os sonhos.
Agora que você sabe como superar o fracasso e enxergar a realidade de forma positiva, siga as nossas redes sociais para mais conteúdos inspiradores como este! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e LinkedIn.