Para realizar sonhos, é preciso persegui-los com persistência, palavrinha que tem tudo a ver com autodisciplina, ou seja, com a habilidade de manter o foco nos objetivos e nos passos para alcançá-los. Mas, como ser persistente? Como permanecer firme mesmo diante de dificuldades?
Quanto mais genuínas forem as motivações por trás de uma grande meta, mais fácil será se manter focado e preparado para as adversidades no caminho para sua conquista. Além disso, existem algumas ações que contribuem fortemente para a persistência. Continue a leitura e confira!
Como vive uma pessoa persistente?
Uma pessoa persistente é aquela que não deixa qualquer situação desanimadora desviá-la de suas metas. Isso significa não permitir que os fracassos abalem sua autoestima ou enfraqueçam sua coragem.
O 30º presidente dos EUA, Calvin Coolidge, disse uma célebre frase: “nada neste mundo pode tomar o lugar da persistência”, explicando que até mesmo o talento, a genialidade e a educação não são suficientes para livrar alguém do fracasso. No entanto, para ele, a determinação sim era sinônimo de sucesso.
Como ser mais persistente?
O segredo de como ser persistente está no foco em seus planos e sonhos. Quanto mais verdadeiramente você desejar algo, mais fácil será se manter alinhado a isso. Agora, para driblar as dificuldades do caminho, veja a seguir 5 dicas sobre o que pode ser feito.
1. Defina passos claramente
É muito mais difícil permanecer focado quando a direção não é clara. Por isso, sabendo qual é seu objetivo, defina os passos para alcançá-lo com bastante precisão. O ideal é que, em cima de uma grande meta, você elabore pequenos objetivos a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você sabe exatamente o que precisa ser feito em cada etapa.
2. Tenha muita disciplina
O segundo passo é exercitar sua autodisciplina para que, em posse daqueles pequenos objetivos que citamos no tópico anterior, você possa se comprometer com a realização de cada passo. Para que seja mais fácil fazer isso, seus propósitos devem ser plausíveis e, de preferência, terem data certa para serem concluídos.
3. Tenha consciência do processo até a realização
Ser “pé no chão” é fundamental no exercício da persistência. Quando mais você idealizar as coisas e ignora as dificuldades que possivelmente aparecerão no meio do caminho, maiores serão as frustrações. Por isso, tenha consciência do processo e das falhas que podem acontecer em cada etapa. Assim, você consegue lidar com eventuais fracassos de forma positiva.
4. Comemore as pequenas conquistas
Da mesma forma que é preciso estar preparado para falhas e tirar proveito disso, acumulando lições e aprendizados, também é muito importante comemorar as pequenas conquistas. Isso é fundamental para se manter perseverante e otimista, além de, é claro, dar a si mesmo o devido reconhecimento por estar conseguindo chegar aonde queria, um passo de cada vez.
5. Abra-se para mudanças de planos
Por fim, entender como ser persistente é, também, ser maleável frente às mudanças de planos. É isso que diferencia a determinação da teimosia. Uma pessoa fechada para novos cenários é alguém com uma visão de futuro limitada. Mantenha-se focado na realização de seus sonhos, mas com a consciência de que, vez ou outra, será necessário ajustar suas metas.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de comprar hoje mesmo o livro “Quem quer mais, CRIAFOCO!” para alcançar seus objetivos!