A falta de concentração é a inimiga número um da produtividade. Tudo pode ser um ponto de distração quando não sabemos como manter o foco. Quem já viveu o azar de passar horas fazendo uma mesma atividade, que normalmente é feita em poucos minutos, sabe que ter mais foco e concentração nem sempre é uma tarefa fácil.
Isso pode refletir em prejuízos na vida pessoal, profissional e em planos de estudos a médio e longo prazo. Entretanto, a boa notícia para quem tem dificuldade de se concentrar é que essa capacidade pode ser desenvolvida no dia a dia.
A seguir, confira 4 dicas sobre como ter mais foco e concentração para fugir do pesadelo da improdutividade!
1. Crie o hábito de listar metas diárias
Parte da falta de concentração advém da ausência de sentido para as nossas atividades diárias. Ou seja, a nossa mente interpreta o esforço como uma atitude desnecessária quando não consideramos a atividade praticada como parte de um objetivo maior.
Por isso, é fundamental deixar claro o que é preciso fazer no dia e pensar como tudo aquilo será benéfico quando realizado. Coloque as metas em listas. Se possível, as deixe ordenadas. Conforme for realizando cada uma, marque-as como “feito” com um risco. Essa é uma ótima maneira de se estimular e ter mais concentração.
2. Estabeleça prazos
Por que se esforçar para cumprir uma atividade sem data para terminar? A falta de prazos abre espaço para distrações durante as obrigações. Afinal, a sua mente entenderá que você sempre terá um tempo a mais para resolver um problema.
No entanto, ao definir o tempo de esforço e uma data final, a concentração torna-se uma grande aliada para cumprir prazos rapidamente e de maneira completa.
3. Fragmente tarefas
Só de pensar na quantidade de esforço que uma tarefa demanda, nossa mente pode entrar em estado de preguiça e impedir que as obrigações sejam feitas rapidamente. Das metas a longo prazo às tarefas diárias, seja específico ao estabelecer o que será feito.
Em vez de “estudar 3 horas por dia”, por exemplo, defina “estudar durante 3 horas os assuntos W, Y e Z da matéria X”. O seu cérebro capta melhor as informações quando elas parecem mais fragmentadas.
4. Mantenha uma rotina saudável
Pode não aparentar uma relação direta, mas uma rotina saudável é um fator essencial para ter mais concentração. Contar com uma dieta balanceada, por exemplo, evitando comer muito no horário de almoço e fazendo pequenas refeições ao longo do dia, permite que o seu corpo tenha mais energia e esteja apto para manter a sua mente focada.
Aliada à boa alimentação, nada melhor do que manter o cérebro bem oxigenado com uma rotina de exercícios físicos. Escolha a maneira mais confortável para suar a sua camisa e sinta os benefícios durante os momentos de concentração.
Listar metas, estabelecer prazos, fragmentar tarefas e manter uma rotina saudável: agora você já sabe como ter mais foco e concentração no dia a dia. Lembre-se de que, como todo hábito, a concentração deve ser estimulada diariamente para chegar a um nível satisfatório. Por isso, comece desde já a tornar a sua rotina mais produtiva.
Gostou das dicas? Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Espalhe essas informações tão importantes para todos ao seu redor!