Planos de vida nos ajudam a realizar sonhos, construir objetivos e aumentar a nossa motivação. Tratam-se de estratégias muito importantes, pois funcionam como uma referência para nossas ações e planejamentos. Eles facilitam a identificação dos passos que serão necessários para alcançarmos aquilo que desejamos e garantem mais clareza na hora de criar metas.
Uma das maneiras de aumentar seu foco nesse quesito é a elaboração de planejamentos divididos em níveis de curto, médio e longo prazo. Esse método separa as etapas para atingirmos um sonho ou objetivo, o que deixa o processo mais leve e prático.
Nesse modelo, os planos são preparados de forma independente, mas não deixa de existir uma relação entre eles: um integra o outro. Quer saber mais sobre essa ideia? Então, continue lendo este post e confira dicas de como colocá-la em prática!
Defina seus objetivos
Para traçar seus planejamentos, é importante ter noção da direção que você quer seguir. Para isso, procure identificar seus sonhos ou objetivos. Assim, é possível criar metas mais específicas e com maior clareza.
Faça planos de curto prazo
Os planos de curto prazo representam pequenos passos, ações que podem ser realizadas mais rapidamente. Nesse nível, a dica é que você estabeleça metas possíveis de serem alcançadas dentro de períodos de três meses a dois anos, tempo que é considerado curto para objetivos mais amplos.
Quebre metas maiores em passos de curto prazo
Esse nível de planejamento, como dissemos acima, serve para metas pequenas e mais simples. No entanto, quando as realizamos, nos aproximamos de atingir objetivos mais complexos.
Por exemplo: se você sonha em abrir seu próprio negócio, pode ser muito mais fácil fazê-lo a partir de etapas menores, como aumentar seus conhecimentos sobre empreendedorismo e economizar determinada quantia de dinheiro mensalmente.
A ideia é quebrar uma grande meta em pequenas partes mais facilmente alcançáveis, que juntas o levarão ao seu objetivo.
Faça metas de médio prazo de até cinco anos
As metas de médio prazo são aquelas de média complexidade. Para esse nível, a ideia é separar estratégias e objetivos possíveis de serem cumpridos em um período de, em média, cinco anos.
Elas são constituídas por um conjunto de metas de curto prazo e, por sua vez, compõem os planos de longo prazo.
Tenha foco nos planos de longo prazo
Crie as metas de curto e médio prazo visando a um objetivo maior (que será seu plano de longo prazo). Essa estratégia o ajudará a ter uma melhor visão de futuro, facilitando a elaboração de planejamentos e estratégias, e aumentando a possibilidade de realização dos sonhos!
Permita-se ser flexível
Esse tipo de planejamento (dividido em prazos) traz grandes contribuições para nossos planos de vida. No entanto, os períodos de tempo estabelecidos para cada uma das etapas é só uma base, um exemplo que pode ser usado como referência.
Você não precisa ficar tão preso a esses prazos. Seja flexível para aumentá-los ou diminui-los de acordo com seu ritmo.
E então, o que achou? Esperamos que as dicas o ajudem a construir e aperfeiçoar seus planos de vida! Baixe o aplicativo CriaFoco (disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store) para criar seu foco e estabelecer um passo a passo para chegar lá!