Mais do que nunca, vivemos num mundo de muita informação e pouca direção. Queremos aprender como focar, como encontrar uma direção. Queremos muito descobrir como vencer a crise, como organizar a vida, como vencer obstáculos, como criar novas ideias. Queremos encontrar remédio para a inquietação!
Você conhece alguém inquieto, com a cabeça repleta de indagações, mil questões a resolver, muitas e muitas possibilidades? Alguém com uma cuca tão cheia, prestes a explodir? O tempo passa e quando você se encontra de novo com essa pessoa ela continua com aquelas e agora com outras e outras inquietações… Anos se passam, pouco ou nada acontece e aquela pessoa de novo com suas inquietações!!! Por que algumas pessoas passam pelas inquietações e CRIAM, enquanto outros mergulham no estresse, ansiedade, depressão ou simplesmente não saem do lugar?
É que para o Processo Criativo acontecer é necessário algo mais. Ficarmos inquietos é importante, pode ser o primeiro passo, o start, mas não é tudo. Se queremos criar algo, temos que nos preparar, temos que buscar o entendimento. E quando a gente não faz o que tem que ser feito, a gente sofre. “O meu povo sofre por falta de entendimento” (Oséias 4.6).
Você já sabe, mas não custa lembrar que para criar tem que suar! Há mais de 80 anos atrás, o precursor das investigações de como se dá a Criação no plano mental, o Dr. Graham Wallas, no livro The Art of Thought, de 1926, identificara que a Preparação é um passo-chave, requer esforço, trabalho e direção.
Preparar é reunir os fatos, é buscar toda e qualquer informação sobre aquilo que queremos ver resolvido, sobre aquilo que nos inquieta, que nos tira o sono. Esse processo de busca deve ser exaustivo. Temos o entendimento de que Fatos são matéria-prima para o cérebro produzir ideias!!!
Assim, a Fase de Preparação é decisiva para não ficar só no plano das inquietações. Se você está diante de um desafio qualquer, é hora de arregaçar as mangas e transpirar bastante. Reúna tudo o que puder acerca daquilo que você quer ver resolvido.
No Método Cria Foco, você aprende a fazer esse levantamento usando o melhor da sua inteligência. Primeiro você sai do quadrado, passeia por todas as áreas da sua vida e busca, primeiramente, quantidade. Depois, você identifica o que é mais importante, passando pelo processo de convergência, e cuidadosamente elege aqueles fatos significativos, que estão diretamente relacionados com aquilo que você quer ver resolvido.
CRIAR FOCO é um processo especial de criação e não para por aqui! Tudo está apenas começando – do jeito como tem que ser!
No próximo passo, você descobrirá que entre o momento em que nos preparamos e o momento em que vem a iluminação está a fase da incubação.