Contas para pagar, compromissos inadiáveis, exigências no trabalho… Nos dias de hoje, quase todas as pessoas estão sob uma carga de estresse muito grande e acabam se sentindo ansiosas por tantas cobranças e expectativas. Além disso, é importante ter em mente que as consequências da ansiedade podem ser muito graves.
Quem nunca perdeu uma noite de sono pensando em uma apresentação importante no dia seguinte, ou no orçamento bancário, ou teve uma crise de enxaqueca devido à preocupações do dia-a-dia?
Confira neste post esses e outros impactos negativos que a ansiedade pode trazer para a sua rotina:
Nervosismo
Quase todos os dias nos deparamos com alguma situação em que nos damos conta de como as pessoas andam nervosas. Isso mesmo, nervosas. A nossa paciência está por um fio, e qualquer fator estressante pode culminar com uma explosão de xingamentos.
Junto com a ansiedade — considerada o mal do século XXI, vem o nervosismo, a falta de empatia. Essas são características que já fazem parte do nosso cotidiano e que refletem um estilo de vida que exige demais de todos nós.
Baixa produtividade
Ansiosos também podem ter problemas no trabalho. Isso porque a falta de paz interior pode interferir na nossa concentração, bem como reduzir a nossa motivação para lidar com tarefas importantes.
O pior é que quanto mais nos deixamos afetar pelo ambiente de trabalho, mais o nosso estresse aumenta e acabamos entrando em um círculo vicioso de desgaste emocional.
Insônia
Quantas pessoas você conhece que acordam sorrindo todos os dias por terem tido uma noite de sono plena e revigorante? É cada vez mais comum que as consequências da ansiedade também possam ser notadas no nosso sono.
Algumas pessoas têm tanta insônia que chegam ao ponto de só conseguirem adormecer com o auxílio de medicamentos. A razão é muito simples: para dormirmos bem, precisamos nos desligar de tudo o que gera tensão, e quanto mais ansiosos estamos, mais difícil é relaxar e esquecer de tudo para conseguir ter uma boa noite de sono.
Perfeccionismo
O perfeccionismo normalmente é um traço de personalidade positivo, mas em excesso também pode ser um reflexo da ansiedade, chegando até mesmo a atrapalhar os nossos afazeres diários.
Junto à necessidade de buscar constantemente pela perfeição, começamos a nos cobrar além de limites saudáveis, sem contar que ficamos em um estado de preocupação que nunca vai embora, justamente por ser impossível lidar com todas as expectativas que colocamos em nós mesmos.
Inquietação
Por último, uma das mais sérias consequências da ansiedade na nossa rotina — a inquietação. Não há sensação pior no mundo do que a de estarmos sempre inquietos, agitados com alguma coisa que nem sabemos explicar ao certo o que é.
Com esse comportamento, fica difícil manter a concentração e o foco nas nossas atividades, e isso pode atrapalhar no trabalho e até mesmo nos nossos relacionamentos pessoais. Não há nada pior do que a incapacidade de se manter calmo, relaxado.
Você se identificou com alguns desses problemas? Pois é, as consequências da ansiedade podem ser sentidas por quase todas as pessoas nos dias de hoje. O ideal é tentar contornar essa situação, buscando ao máximo a paz interior e a calma.
Outra alternativa é reverter esses impactos ao seu favor. Quer saber como? Neste post, explicamos como o estado da inquietação pode ser benéfico se utilizado para guiar os nossos desejos e nos ajudar a ter foco nos nossos objetivos. Não deixe de conferir!