Agora falta muito pouco para você conhecer o passo a passo completo de como construir um foco! No último post, falamos sobre uma das fases consideradas mais relevantes no processo criativo: a CRIAÇÃO, momento em que devemos produzir o maior número de ideias possível, sempre tendo em mente o nosso FOCO.
Feito isso, agora é hora de caminharmos para a fase USO, momento de identificar o quão valiosas são as ideias que foram levantadas na etapa anterior para transformá-las em AÇÕES que vão nos levar a vencer os obstáculos e a atingir o nosso FOCO. Para isso, é preciso validar as ideias, verificando-as uma a uma, mediante critérios.
Procure pensar no maior número possível de critérios para avaliar a relevância de suas principais ações selecionadas na fase anterior em relação ao seu foco. Aqui a etapa da convergência consiste em avaliar os critérios e selecionar aqueles que mais podem te ajudar no momento de comparar uma ideia com a outra. Escolha de três a cinco critérios mais relevantes. Alguns exemplos de critérios são: tempo, investimento, efetividade, risco, etc.
Depois que definir os critérios, existe uma maneira fácil e eficaz para fazer o trabalho de avaliação das suas principais ações: é a matriz do Dr. Sidney Parnes. Nela, basta submeter cada uma das ideias selecionadas ao conjunto de critérios que as diferenciam. Assim, ao final, você terá uma lista de AÇÕES com a respectiva pontuação, podendo escolher com maior propriedade qual ou quais ações implementar para atingir o seu foco. Se estiver usando o aplicativo CRIAFOCO, esta fase se torna ainda mais simples e divertida. Ele faz todas as contas e apresenta o resumo bem interessante ao final!
Pode ser que você deseja detalhar ainda mais o seu projeto, por isto o CRIAFOCO traz um roteiro em sua última fase, a do SCRIPT. Com ele, você conseguirá identificar todos os pontos que devem ser considerados para o alcance do seu foco e colher todos os elementos necessários para a elaboração do seu PLANO estratégico, se for o caso. Não se assuste… É algo muito simples e fácil de ser feito, como tudo até aqui! Então até lá!