Uma pergunta que assusta qualquer um que quer perder peso: como manter o foco na dieta? Normalmente, começamos um plano de emagrecimento esbanjando empolgação e dedicação. A tendência, no entanto, é irmos desanimando à medida que os resultados demoram a aparecer.
Por isso, é fundamental adotar certos hábitos que ajudam a “treinar” o cérebro e, assim, possibilitam manter-se firme nos objetivos por mais tempo. Afinal, tudo na vida pode ser aprendido, e até mesmo os mais dispersos podem se tornar pessoas altamente focadas.
Dessa forma, você conseguirá não somente perder peso como planeja, mas também aprenderá a ter mais disciplina pessoal e profissional, conquistando uma vida mais plena. Tem alguma dúvida disso? Então, veja nossas dicas e coloque-as em prática!
Como manter o foco na dieta?
Mais do que a boa vontade ou a necessidade, a importância do foco na dieta é enorme. Sem uma boa dose de concentração no objetivo de emagrecimento, até mesmo os mais animados podem falhar.
Para isso, adote certas estratégias mentais para se manter focado, como:
Distribua o tempo de maneira eficiente
A maior inimiga da dieta é a pressa. Na correria do cotidiano, fica difícil fazer escolhas saudáveis sendo que há tantas outras mais rápidas à disposição.
Por isso, estabeleça uma rotina alimentar e evite desviar-se dela. Tenha horários fixos para as refeições mais importantes e, sempre que possível, já deixe o preparo dos alimentos um pouco encaminhado para facilitar as coisas.
Treine seu cérebro
Essa medida também ajuda a driblar a ansiedade e suas consequências no dia a dia, já que a mudança partirá de dentro para fora. Você deve ir, aos poucos, treinando seu cérebro para “pensar mais saudável”.
Uma dica é estudar bastante sobre os efeitos negativos dos alimentos calóricos e gordurosos na sua saúde. Dessa forma, você desenvolverá uma consciência alimentar que vai muito além da busca pelo peso ideal.
Outra ideia é investir em refeições coloridas para deixá-las mais convidativas aos olhos. Assim, você despertará um apetite para os alimentos saudáveis por meio da composição do prato.
Faça cardápios inteligentes
Por fim, você deve desenvolver uma inteligência nutricional. Ou seja, montar cardápios que sejam seus aliados em vez de seus inimigos. Não sabe como fazer isso? É simples!
Se você eliminar grupos nutricionais muito repentinamente da sua dieta, passará mal e ficará menos motivado. Sem contar que alimentos como os carboidratos proporcionam uma saciedade rápida, mas que dura por pouco tempo. Tudo isso pode influenciar negativamente no seu bem-estar.
A melhor atitude é investir nos cereais integrais, frutas, legumes e proteínas. Essas classes alimentares contribuem para sua saciedade e dão a energia necessária para manter o foco.
O que mais pode ajudar?
Além de pensar em como manter o foco na dieta, é interessante incorporar novos hábitos alimentares que serão benéficos em qualquer momento da sua vida. A melhor forma de fazer isso é substituir alguns ingredientes aos poucos. Veja algumas dicas:
- prefira sempre os grãos integrais aos brancos;
- troque sobremesas altamente calóricas por frutas frescas;
- em vez de usar maionese, invista no iogurte natural ou em queijos magros;
- privilegie as ervas e temperos naturais em vez de industrializados;
- elimine o refrigerante da dieta, optando por sucos naturais;
- reduza significativamente a ingestão de frituras, preferindo alimentos grelhados, cozidos ou assados.
E então, que tal aderir a essas sugestões no seu dia a dia e tirar o melhor das mudanças? Acredite, em pouco tempo você estará se sentindo muito mais leve e saudável!
Essas dicas ajudaram a entender como manter o foco na dieta sem sofrimento? O mais importante é reeducar seu cérebro e incorporar novos hábitos gradativamente. Aos poucos, você conseguirá grandes resultados!
Agora, conte para a gente quais suas técnicas para se manter focado em um objetivo. Deixe um comentário no post!