Saber dizer NÃO é um grande desafio. Tomar decisões sempre é um ato que vem acompanhado de consequências. Quando se opta por um ou por outro caminho, estamos moldando o rumo de nossas vidas.
Seja para perder peso, para não fugir do planejamento financeiro, para ficar estudando no feriado ou para qualquer outro objetivo que tenhamos, impor limites aos outros — e, principalmente, a nós mesmos — é uma questão de bom senso, foco e disciplina.
Entenda, neste post, qual é a importância de dizer não em alguns momentos e como você pode se utilizar disso para evoluir enquanto ser humano. Confira!
Por que é importante saber dizer NÃO?
Negar ou proibir em vez de consentir quase sempre é um ato considerado antipático, desagradável ou mesquinho. Mas engana-se — e muito! — quem pensa dessa forma.
Dizer não, muitas vezes, é uma prova de consideração para com os outros. Pessoalmente, representa o autoconhecimento e a assertividade.
É importante que você saiba que quem sabe fazer isso nos momentos adequados é, certamente, uma pessoa que entende a necessidade de um equilíbrio nas coisas. Mais que isso, que eleva seus valores acima da vontade de agradar, da baixa autoestima ou do medo de demonstrar suas opiniões.
Além disso, esse comportamento é importante porque:
Você não se sobrecarrega
Em primeiro lugar, uma pessoa que sabe impor e respeitar limites apresenta melhores resultados do que aqueles que não entendem essa necessidade.
Um dos passos fundamentais para conseguir criar foco na vida é saber dizer não. Afinal, se você concorda com as sugestões e pedidos de todos à sua volta, como conseguirá administrar o seu tempo e dar conta dos seus afazeres?
Você afirma seus valores
Os limites são parte da disciplina pessoal e somente por meio deles é que conseguimos preservar nossos valores e princípios. Isso vale para todos os aspectos de nossa personalidade — dizer não nos momentos certos é sinal de maturidade.
Se você disser sim para tudo, transparecerá falta de confiança e de autoafirmação. Como se não bastasse, você pode acabar se envolvendo em situações que causam extremo desconforto e mal estar, apenas pelo medo de afirmar sua identidade por meio de uma decisão negativa.
Como dizer NÃO?
Não estamos dizendo para você negar tudo e a todos! É fundamental ter bom senso e encontrar um meio termo sempre que for possível. Para saber o momento certo de dizer não, coloque na balança as vantagens e desvantagens de cada ato, suas prioridades e seus sentimentos em relação a isso.
Além disso, é preciso sempre exercitar o poder da gratidão e a gentileza. Lembre-se de que negar algo não significa negar a pessoa que está solicitando aquilo. Seja educado e firme em sua posição. Se for coerente e gentil, aos poucos você começará a notar um forte aumento do respeito e da consideração pelos seus valores.
No fim das contas, saber dizer não nada mais é do que colocar seus objetivos como prioridade, levando sempre em conta — é claro — as consequências dos seus atos, tanto para si mesmo quanto para os outros.
Agora que você já aprendeu essa importante lição, o próximo passo é descobrir como encarar os desafios sem medo, entendendo por que adiamos nossa tomada de decisão. Boa leitura!