Aumentar a autoestima não exige de você grandes esforços — ainda bem! Atitudes simples do dia a dia podem afastar visões negativas sobre si mesmo e interpretações autodepreciativas do mundo, que estão sujeitas a desencadear, futuramente, um quadro depressivo.
Dar um up na autoestima é um auxílio espontâneo à realização de objetivos pessoais e profissionais. Se estiver à procura de maneiras para colocar a mão na massa e mudar sua visão de mundo em 2018, este artigo foi feito para pessoas como você. A seguir, veja 4 dicas para fazer isso!
1. Invista em você
Pode até parecer um pouco egoísta, mas não é. O primeiro passo para se livrar da baixa autoestima é o autoconhecimento, seguido da valorização das suas necessidades e gostos. Desse modo até parece simples, mas toda maneira de se valorizar requer um leve esforço diário.
Afinal, a maior dificuldade para quem deseja aumentar a autoestima é deixar de se comparar a padrões e criar foco nos seus objetivos. Por isso, entenda o que você quer fazer no momento que achar mais apropriado. Procure estar bem no seu emprego, no seu relacionamento amoroso, na sua carreira educacional, etc. Enfim, invista em você!
2. Crie pequenas metas
Pequenas metas ajudam a diminuir o risco de frustração. Fazer a matrícula em uma academia, correr na praça, reduzir — até o momento de abandonar — o consumo de produtos gordurosos, aprender um novo idioma e separar um dia para arrumar a casa são alguns exemplos desse tipo de atitude.
Quando você se der conta, as pequenas mudanças farão parte da sua rotina e o seu estilo de vida será melhor. A partir disso, novas pequenas metas poderão ser criadas!
3. Não se compare aos outros
A vida não é uma corrida sem fim. O fato de alguém ganhar mais do que você, jogar melhor um determinado esporte ou falar melhor em público não significa que você está sempre atrás em todas as áreas.
Todos têm defeitos, mas cada vez menos eles são expostos. Os rostos alegres na timeline das suas redes sociais nem sempre significam total bem-estar e satisfação com a vida. Seres humanos são complexos e a vida é uma lacuna de tristezas e alegrias.
Por isso, procure fazer com que os momentos de alegria da sua vida sejam marcantes, sem criar uma hierarquia entre você e o resto do mundo.
4. Esteja cercado de pessoas positivas
Não há problemas em se afastar de pessoas que colocam você para baixo ou não estão ajudando. Na verdade, isso só traz boas oportunidades em vez de problemas. Estar ao lado de pessoas que veem o lado bom da vida é fundamental para aumentar a autoestima.
Isso também vale para ambientes. Esteja em locais agradáveis para você e para quem estiver ao seu lado. Afinal de contas, a vida é uma só e, por isso, a sua única obrigação é a de ser feliz.
Aumentar a autoestima pode ser uma tarefa muito mais simples quando se tem bons direcionamentos. Por isso, faça deste ano o melhor! Esperamos que tenha gostado das dicas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e permita que essas informações possam ajudar a trazer uma boa autoestima para outras pessoas em 2018!