Você tem boas ideias, mas não consegue colocá-las em prática ou torná-las mais palpáveis? Quer saber como desenvolver a criatividade? Temos uma boa notícia: com alguns hábitos diários, isso é possível.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa habilidade não é inata. Alguns indivíduos realmente são mais predispostos a ela, mas qualquer um, com uma boa dose de disciplina pessoal e profissional, pode desenvolver a tão desejada criatividade.
Neste texto, apresentaremos algumas dicas de hábitos diários que fazem toda a diferença na hora de dar forma às ideias. Confira!
Afinal, o que é a criatividade?
A criatividade é definida como a capacidade de ter ideias e de criar coisas. Normalmente, essas criações acontecem a partir de uma inspiração.
Pessoas que não são criativas têm dificuldades em ir além dos modelos prontos. Diante de uma fonte inspiradora, elas podem não ser capazes de extrair nada novo, ao passo que as criativas conseguem dar vida a outra ideia a partir disso.
Essa característica normalmente é desenvolvida na infância, mas o cérebro humano, como máquina que é, está sempre pronto para se aperfeiçoar. Veja, a seguir, alguns hábitos que estimulam a criatividade.
1. Estude muito
A leitura é o alimento da mente. Focar nos estudos de sua área é fundamental para estar em constante aprendizado e ter contato com novas informações.
Dessa forma, você começa a fazer assimilações de ideias cada vez mais automáticas, isso porque o “banco de dados” do seu cérebro está nutrido com qualidade.
2. Fuja da rotina
Essa é uma ótima forma de encontrar novas inspirações. Afinal, cada caminho que cruzamos, cada pessoa diferente que conhecemos e cada experiência vivida são novas fontes de aprendizado.
É muito mais fácil manter sua cabeça em pleno funcionamento e com uma chuva de ideias novas se você estiver, o tempo todo, proporcionando vivências inesperadas. Por isso, ouse abrir-se para novas experiências.
3. Escreva suas ideias
Uma das melhores formas de organizar as ideias e, assim, extrair o melhor delas, é escrevê-las. Provavelmente, você já notou que é muito mais fácil manter sua rotina de afazeres em dia se usar listas e agendas, não é?
Pois, da mesma forma, escrever ajuda — e muito! — quem está pensando em como desenvolver a criatividade. Melhor ainda se você ignorar juízos de valor, num primeiro momento, aceitando a “tempestade de ideias” lançada pelo seu cérebro para, depois, selecioná-las.
4. Descanse bem
Por fim, adquira o hábito de descansar bem. O sono é sabidamente um grande aliado de nossas habilidades cognitivas, dentre elas, a criatividade.
A fase conhecida como REM, quando há o estado de sonhos profundos e movimentos rápidos dos olhos (de onde vem a sigla — Rapid Eye Movement), é a principal responsável pelo funcionamento adequado das redes associativas do cérebro.
Agora que você já tem boas dicas de como desenvolver a criatividade, coloque-as em prática! O principal é manter o foco em seus objetivos. Como você viu, é possível trabalhar essa habilidade, por isso, comece a estimulá-la!
Para receber mais posts e continuar em constante crescimento pessoal, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e também no YouTube.