O ser humano é repleto de sonhos. Quando crianças, passamos horas e horas imaginando como será nosso futuro, nossa casa, nossa profissão. Alguns desejam empreender no que amam, outros querem viajar o mundo e colecionar aventuras. Mas, como fazer um projeto de vida e colocá-lo em prática?
Ter um planejamento é um importante passo para que todas essas aspirações se tornem realidade. Portanto, é uma das chaves para a realização pessoal e profissional — e, por que não, para a felicidade!
Pronto para traçar um caminho até seus principais objetivos? Aproveite a leitura!
A importância de ter um projeto de vida
Já reparou como perdemos tempo quando não temos planos? Você provavelmente conhece alguém que parou de estudar porque não sabia qual profissão era ideal. Ou, então, quem ficou anos preso a um emprego ruim por não saber o que desejava para si. Para ter mais realizações, os objetivos devem ser claros.
Um projeto de vida deve trazer suas principais metas para vários setores da sua vida — como o profissional, o familiar e o financeiro —, de modo que suas ações sejam direcionadas, e, portanto, mais produtivas. A falta de foco é o que separa você dos seus sonhos de infância!
O passo a passo de um projeto de vida
Ansioso para descobrir como fazer um projeto de vida? Nós ajudamos! Para isso, você precisará passar por uma importante reflexão sobre quem você é e quais são seus principais desejos, suas principais inquietações. Depois, coloque no papel e comece a traçar sua metas. Hoje já existem aplicativos que também podem te ajudar neste sentido. Veja alguns passos importantes!
Quais são suas motivações?
Em primeiro lugar, encontre-se consigo mesmo e descubra quem é você, qual é a sua visão de vida e seus principais ideais. Analisar seu passado e seu presente ajuda a entender o que você quer de diferente para o futuro. Para isso, reflita sobre:
- os seus valores mais significativos;
- a definição de felicidade que mais faz sentido para você;
- os seus traços dominantes de personalidade;
- os sonhos que tinha quando era criança;
- a vida das pessoas que você mais admira;
- os aspectos da sua rotina atual que lhe causam frustração.
A partir dessas considerações, comece a traçar seus objetivos grandes. Para a vida financeira, quanto você deseja ganhar dentro de alguns anos? Em relação à intelectualidade, você quer aprender algum idioma ou ter um hobby diferente? Sobre a carreira, qual atuação seria sinônimo de realização profissional?
De que forma você pode alcançar suas metas?
Agora que você já tem os grandes guias para as suas ações, basta definir estratégias para chegar até seus objetivos. Para isso, separe-os em curto, médio e longo prazo. Eles devem ter dificuldade gradual para que não representem frustrações, ou seja, precisam ser possíveis e alcançáveis.
Depois, coloque prazos para a conclusão de cada passo. Esse é o grande segredo para manter a disciplina e não abandonar o planejamento. Se você não estipular metas concretas e mais próximas da sua realidade, acabará se perdendo dos objetivos maiores.
Como você conseguirá realizar esses objetivos?
Pronto: você já tem seus grandes planos em cada uma das áreas da sua vida, além de um caminho de ações menores para realizá-los. Agora, avalie cada uma dessas rotas. Pense nos esforços que cada uma demandará e de que forma você deve lidar com isso.
Por exemplo, se você deseja abrir seu próprio negócio em determinada área, quais cursos de especialização você terá que realizar? Qual o montante de dinheiro que deve ser levantado para o investimento e como você vai juntar esse valor? Quais competências pessoais você precisa otimizar para conseguir empreender?
Aqui, você deve dedicar uma atenção especial para sua gestão de tempo. Não será fácil encaixar todas essas estratégias na sua rotina, sem que tenha uma sobrecarga — o que contribui para a desmotivação. Por isso, analise as prioridades e administre seu cotidiano levando em conta o que é mais importante.
Como lidar com imprevistos?
Por fim, com seu projeto de vida já desenhado, não se esqueça de fazer um levantamento dos riscos existentes para cada objetivo. Tente projetar todas as possibilidades de falha e elabore planos B e C. É sempre bom ter noção das suas alternativas se algo der errado, justamente para não abandonar o barco.
Dessa forma, você conseguirá lidar com eventuais frustrações, sem que isso leve à ideia de que seus objetivos são impossíveis. Ter um conhecimento prévio sobre opções e medidas de prevenção ajudará a ser persistente, mesmo quando aparecerem adversidades — e você pode contar que elas vão surgir!
As principais vantagens de ter um projeto de vida
Só de imaginar o seu projeto de vida sendo feito, você começa a sentir um novo ânimo, não é verdade? Esse é um dos principais benefícios do planejamento pessoal e profissional: ir de encontro às suas motivações e ter o desejo de realizá-las, renovado. Veja como isso é vantajoso!
Clareza e foco
Tudo que é definido com clareza e, preferencialmente, com prazo, é mais fácil de ser alcançado. Isso porque você passa a ter mais foco e não se deixa levar pelo hábito da procrastinação ou por desmotivações. É mais fácil alcançar sucesso em metas possíveis e graduais.
Automotivação
Os sonhos que parecem muito grandes são facilmente deixados de lado. Você já deve imaginar como fazer um projeto de vida é decisivo nesse sentido, certo? Seu planejamento ajudará a manter a automotivação lá em cima, principalmente quando as primeiras etapas começarem a ser concluídas.
Produtividade
Acredite: ter metas com prazo definido e um objetivo maior em vista causará uma grande revolução na sua produtividade! É só observar o seu cotidiano. Perceba que, nos dias em que tem tarefas planejadas, você rende muito mais do que quando acorda sem saber ao certo o que deve realizar.
Agora você já sabe como fazer um projeto de vida. Nossos sonhos são os principais motivadores de ações produtivas, no entanto, colocar um passo a passo no papel para alcançá-los é o gatilho que você estava precisando. O que está esperando para desenvolvê-lo e começar a colocá-lo em prática? O livro “Quem quer mais, CRIAFOCO!” e o aplicativo CRIAFOCO também podem te ajudar muito a elaborar e colocar em prática o seu projeto de vida!
Como você viu, um bom planejamento exige a definição de objetivos e etapas. Por isso, leia também sobre a importância dos planos de vida no curto, médio e longo prazo!