Por ser uma das áreas mais desafiadoras do mercado, ler livros sobre gestão de pessoas é algo essencial e que contribuirá significativamente para o dia a dia.
O cotidiano de um negócio já oferece ao gestor muitas oportunidades para que ele possa lidar de maneira eficiente com sua equipe de colaboradores, mas estudos e pesquisas são fundamentais para que o profissional esteja constantemente atualizado em relação às questões da área, cumprindo o seu cargo com excelência.
Foi pensando nisso que elaboramos este post indicando três livros sobre gestão de pessoas que você precisa ler. Confira!
1. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie
Do estadunidense Dale Carnegie, o livro é voltado para estratégias de comunicação a serem utilizadas com outras pessoas.
A partir de técnicas simples — mas importantes —, e utilizando as experiências do próprio autor, você terá acesso a um conteúdo eficiente que contribuirá para seus relacionamentos interpessoais.
A primeira publicação foi no ano de 1936, em uma tiragem de apenas 5 mil exemplares. No entanto, com o êxito da obra, conquistou o seu espaço e se tornou um dos best-sellers internacionais mais vendidos.
2. Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes — Stephen R. Covey
Nessa obra, o autor abordará que fracassar ou vencer é resultado específico de sete hábitos primordiais — conceitos essenciais da eficácia humana —, que representam a interiorização dos princípios em que são baseados a felicidade e o sucesso duradouro.
Portanto, são eles que vão distinguir as pessoas bem-sucedidas, felizes e saudáveis daquelas fracassadas ou que sacrificam seu equilíbrio visando alcançar o êxito.
Stephen é fundador do Covey Leadership Center, autor de vários livros, professor, consultor e palestrante. Seu currículo conta com atuações de consultoria em mais de 150 empresas citadas na Fortune, além de milhares de organizações que adotaram, de alguma maneira, seus princípios.
3. A arte da guerra — Sun Tzu
A arte da guerra, de Sun Tzu, é um livro que vai aconselhar o leitor a tomar atitudes diante de algumas situações de combate. Entre elas, o conselho de como atacar, a hora exata de posicionar os soldados e encorajar os oficiais, como dar o ataque surpresa e como utilizar o local a favor da tropa, entre outros pontos.
Você deve estar se perguntando: qual é a relação desse conteúdo com a gestão de pessoas? Durante a leitura, você vai extrair aprendizados sobre como ser um bom líder e desenvolver qualidades como a sabedoria, saberá aumentar a produtividade, entenderá como dispor de um plano de carreira eficiente e como conhecer as competências do seu time. Além disso, vai saber como recompensar sua equipe e como promover a qualidade de vida no trabalho.
Na leitura deste artigo, você pôde conhecer três livros sobre gestão de pessoas que todos deveriam ler. A partir desses conteúdos, é possível desenvolver habilidades e competências com o objetivo de aprimorar o seu trabalho, além de contribuir para que a sua equipe possa entregar o melhor no dia a dia.
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