Você já pensou em viajar sozinho, mas sente um frio na barriga só de pensar na possibilidade? Esse sentimento é compartilhado por muitas pessoas, mas não pode ser um fator limitante, impedindo que você aproveite uma oportunidade somente por não ter — ou não querer — companhia.
Conhecer novos lugares estando só não significa necessariamente solidão. Na verdade, a experiência pode ser bem divertida e enriquecedora. Confira agora 5 vantagens de viajar sozinho e embarque nessa aventura!
5 vantagens de viajar sozinho
1. Desenvolve o autoconhecimento
Viajar sozinho requer tomar decisões sem a interferência de outras pessoas. Isso faz com que você se conheça melhor, entenda seus gostos e prioridades. Tal reflexão é uma experiência de autoconhecimento, um exercício que pode ser interessante para todos os outros aspectos da sua vida.
2. Cria oportunidades para novas amizades
Quando a viagem é feita em grupo, dificilmente as pessoas se abrem para fazer amigos. Ao viajarmos sozinhos, um novo mundo de oportunidades se abre e ficamos mais dispostos a nos conectarmos com nativos ou com outras pessoas que estejam viajando em condições similares.
Além disso, estar aberto a fazer amizades com pessoas que moram na cidade que você está visitando é uma boa oportunidade para conhecer melhor a cultura local e conhecer lugares incríveis — e que nem sempre aparecem nas listas de pontos turísticos.
3. Estimula a prática do idioma local
Em uma viagem internacional, principalmente ao viajar sozinho, falar a língua local é quase obrigatório. E essa é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o idioma — seja para praticar um conhecimento prévio ou para aprender o básico.
4. Amplia a sensação de liberdade
Muitas vezes nos sentimos presos à família, amigos e trabalho. A sensação de amarra pode ser prejudicial, pois nos impede de realizar uma série de atividades que nos engrandeceriam.
Uma das vantagens de viajar sozinho é a sensação de liberdade. Ser dono do próprio destino e tomar as decisões que mais vão satisfazer você em relação ao roteiro, por exemplo, proporcionarão ótimos sentimentos e lembranças!
5. Ajuda a perder o medo irracional
Acompanhar notícias sobre o que acontece no mundo nos faz ver, de forma recorrente, somente o que existe de pior. Isso pode causar um medo irracional e impedir a vivência de novas experiências, limitando novos aprendizados.
Ao viajar sozinho, você perceberá que o mundo não é tão perigoso quanto parece — e essa sensação é libertadora! É claro que cuidados sempre devem ser tomados, mas é possível viajar com segurança e aproveitar cada momento.
Lugares para viajar sozinho
Agora você deve estar se perguntando: “para onde devo ir”? As possibilidades são inúmeras e a escolha dependerá do tipo de passeio que você procura. Cidades como Ouro Preto (MG), Bonito (MS), São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR) oferecem uma infinidade de opções para quem quer ficar no Brasil.
Os que desejam viajar para o exterior têm como opção a Costa Rica, Nova Zelândia, Islândia, Filipinas e Austrália, que estão entre os lugares mais seguros e felizes do mundo, segundo os índices da Vision of Humanity e Happy Planet Index.
Agora que você conhece algumas das vantagens e dicas de lugares para viajar sozinho, programe sua próxima aventura, tenha foco para colocá-la em prática e viva essa experiência enriquecedora.
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais!