Já dizia Antoine Lavoisier, em meados do século XVIII, que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Assim como a citação do grande cientista, vemos diariamente que o tempo muda, nosso corpo muda e é natural que em alguns momentos da vida a gente queira mudar também. Contudo, mudanças — sejam elas grandes ou pequenas — normalmente geram medos ou resistências.
Se esse é o seu caso, não se preocupe! Depois do primeiro impacto, percebemos que as mudanças sempre trazem novos aprendizados e oportunidades de crescimento. O importante nesse período de transição é refletir, planejar as ações e focar na melhor maneira de alcançar seu objetivo.
Perceba o que incomoda você
Se você está sentindo crescer um desejo de sair da sua zona de conforto, mas ainda não sabe como, comece a observar as pequenas coisas do seu dia a dia. Reflita sobre como está sua vida hoje e como você gostaria que ela estivesse.
Esse é um bom momento também para revisitar projetos que você começou, mas nunca concluiu. O que faltou? E se você tivesse feito diferente? Estaria feliz? Lembre-se de que você ocupa o lugar que as suas atitudes te levam a ocupar. Então, se decidiu que é preciso mudar, comece a agir desde já, porque o momento oportuno é você quem cria.
Encontre as suas respostas
Nem tudo que é bom, ou que deu certo para uma pessoa, pode ser bom ou dar certo para você. Por isso, tome cuidado para não ir atrás de uma mudança radical demais para o seu perfil. Pequenas mudanças de hábito, por exemplo, também podem ser muito significativas.
Permita-se experimentar um sabor diferente, escute uma música nova, converse com quem você não conhece. Novas experiências sempre trazem novos aprendizados, além de abrir portas profissionais e pessoais. Nesse processo de autoconhecimento é bem possível que você descubra uma habilidade, um conhecimento, ou uma força interior que você não sabia que tinha.
Ninguém pode prever o futuro, mas se você já tem em mente onde quer chegar, é possível planejar. No começo, estabeleça metas simples, que você sabe que conseguirá cumprir. Pouco a pouco, vá aumentando os desafios e, quando perceber, aquele desejo que vivia no mundo das ideias, fará parte da sua realidade.
Compreenda que novos aprendizados trazem novas oportunidades
As mudanças podem ser grandes ou pequenas, desejadas ou indesejadas, mas uma coisa todas elas têm em comum: elas te ensinam a ser mais flexível e sereno. Por meio de uma mudança, você fortalece a sua fé e entende que não existem situações boas ou ruins. Essa definição é você quem escolhe dar.
Pessoas abertas para o novo ficam mais bem preparadas para enfrentar contratempos, e decepções quando algo dá errado.
Acreditar que as coisas vão dar certo é fundamental para que você seja uma pessoa mais forte, mais dedicada e mais feliz.
E aí, gostou desse post? Então, mostre para todo mundo que a mudança em você já começou! Compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também tenham novos aprendizados!