É tão ruim quando não conseguimos chegar a uma decisão, não é? Pensamos, repensamos, comparamos as opções e, mesmo assim, bater o martelo é sempre sinônimo de ansiedade e insegurança. Mas, sabia que é possível lidar com a indecisão?
Você não precisa — nem deve — ficar aguardando que uma mensagem divina ou um sinal do destino guie suas decisões. É claro que estamos brincando, mas o fato é que, para se tornar uma pessoa mais bem-sucedida, você precisa assumir o controle do seu projeto de vida.
Para tanto,é importante entender quando a indecisão se torna prejudicial e como contorná-la. Vamos juntos?
Afinal, a indecisão é inimiga?
Nem sempre a indecisão é inimiga. Na realidade, ela faz parte da natureza humana. Como seres livres e guiados não somente por instintos, mas também pela razão e pela emoção, estamos a todo momento sendo apresentados a situações que exigem escolhas.
No nosso dia a dia, tomamos inúmeras decisões — umas pequenas, outras mais significativas. A indecisão é, portanto, natural: é o reflexo de nossa capacidade de avaliar possibilidades e consequências. O grande problema é quando ela começa a afetar a produtividade em uma ou mais áreas da sua vida.
Como a indecisão pode ser prejudicial?
Você já perdeu alguma grande oportunidade, porque não conseguiu decidir se aceitava determinada proposta ou não? Já deixou de viver momentos importantes, porque não se sentiu seguro em seguir certo caminho e, por isso, desistiu da escolha? Se sim, a indecisão pode estar sendo prejudicial!
Uma das consequências é optar por caminhos totalmente avessos aos seus planos de vida, valores e aspirações ao sofrer algum tipo de pressão, devido à incapacidade de decidir o que é melhor para você. Sem contar que a indecisão anda lado a lado com a ansiedade — uma companhia por vezes muito desagradável.
Como lidar com a indecisão na vida?
A boa notícia é que lidar com a indecisão é possível! Tudo depende de uma boa dose de disciplina mental e de autoconhecimento. Assim, suas escolhas estarão sempre atreladas ao que realmente tem valor na sua vida. Veja algumas dicas!
Defina objetivos claros
Você sabe para onde quer encaminhar sua vida pessoal, profissional e financeira? Se o futuro ideal não é claro na sua cabeça, a indecisão se torna muito mais angustiante. Isso porque é difícil pesar as consequências de cada opção se você não tem parâmetros do que ajudará ou não a alcançar seus objetivos.
Tenha foco
Agora, ter um planejamento de vida, mas dificuldade para manter o foco em suas metas, é um prato cheio para a indecisão. Por isso, é importante se manter persistente no caminho idealizado, mesmo em face de situações adversas ou da oferta de possibilidades. Hoje já existem aplicativos que conseguem te ajudar a mapear suas diversas inquietações para definir um foco!
Não sofra por antecipação
Pronto, está decidido! Mas, e se der errado? E se você logo perceber que a outra opção era melhor? E se você não puder voltar atrás? Esqueça esse tipo de pensamento! Sofrer por antecedência não acrescenta nada na vida de ninguém. Mude sua perspectiva: independentemente dos resultados daquela decisão, aprendizados não faltarão.
Esteja bem para tomar decisões
Por fim, esteja bem para tomar decisões. Quando falamos de objetivos, foco e planejamento, estamos nos referindo ao campo das ideias, da racionalidade. Mas, seu emocional também precisa estar equilibrado. Um estado de espírito conturbado não combina nada com boas escolhas.
Como você viu, uma das grandes chaves para lidar com a indecisão é o foco. Se você sabe para onde quer ir e o que é importante na sua vida, a avaliação de possibilidades se torna mais descomplicada. Afinal, é fácil ponderar as alternativas que vão ao encontro de seus objetivos.
Precisando de ajuda para se tornar uma pessoa mais focada e produtiva? Então, entre em contato conosco e conheça o CRIAFOCO!