Está chegando o fim do ano e, com ele, um período de reflexão acerca da vida pessoal e profissional. É normal começar a observar o planejamento: o que eu realizei nos meses que passaram? Consegui alcançar meus objetivos? O que quero daqui para frente? Para tanto, é preciso ter foco e dedicação — e as metas SMART são aliadas nisso.
Nunca ouviu falar desse método? É simples: ele funciona como um guia para a definição de propósitos. Trata-se de uma estratégia para que seus planos sejam mais efetivos. Até porque metas inalcançáveis ou irrelevantes para o seu crescimento não servem de muita coisa — são apenas uma lista de ações vazias. Acompanhe o texto e aprenda mais!
Como vencer a procrastinação?
Certamente, você já ouviu falar da procrastinação, não é? Ela consiste em deixar tudo para depois — um hábito inimigo da produtividade. Aliás, esse é um dos fatores que mais contribuem para a falha nos objetivos. A tendência é que busquemos desculpas para não prosseguir com o plano: uma autossabotagem que leva ao fracasso.
O que é o método SMART?
As metas SMART consistem em um método que serve justamente para evitar a procrastinação. Elas tornam o planejamento mais específico e realista, de modo que seus esforços sejam estrategicamente direcionados. Afinal, tempo e energia não podem ser desperdiçados com objetivos vazios. Veja do que se trata esse conceito!
S — Specific (Específica)
Já reparou como é mais difícil de alcançar metas muito abrangentes? Definir que você “quer ganhar mais” não é prático e, portanto, não leva a passos detalhados para o cumprimento desse plano. Quanto mais específica for a meta, mais delineadas ficam as margens de interpretação — dessa forma, o objetivo se mantém em vista.
M — Measurable (Mensurável)
Sabe o que ajuda a especificar uma meta? Torná-la mensurável! Isso significa atribuir números a ela. Por exemplo: “quero ganhar X por mês”. Assim, você começa a criar micro-objetivos que levam à realização do plano. Isso é fundamental para estabelecer uma rotina de autodisciplina e para não perder o foco.
A — Achievable (Atingível)
Outro aspecto que atrapalha o sucesso de um planejamento é a falta de pés no chão. Ideias inatingíveis quase sempre levam a fracassos e falhas. Daí, para a desistência, não falta muito. De nada adianta querer triplicar o seu orçamento se isso leva mais tempo. É crucial que objetivos de curto e médio prazo façam sentido na sua realidade.
R — Relevant (Relevante)
Relevante é algo que realmente faz diferença. As metas SMART devem contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional. Observe se o seu planejamento traz impactos na sua vida. Se esse não for o caso, vale a pena repensar suas aspirações e dedicar-se ao que promoverá mudanças significativas.
T — Time bound (Temporal)
Esse é outro ponto crucial: as metas precisam ser temporais, ou seja, terem prazo para serem finalizadas. Não apenas o alvo maior, como também os micro-objetivos que ajudam na construção dessa realização. Coloque um tempo máximo para riscar cada tarefa da sua lista e cumpra essa programação!
Quais são as vantagens dessa técnica?
O maior benefício de levar o conceito de SMART para suas metas é que elas se tornam mais efetivas, isto é, têm mais chances de realmente saírem do papel. Você também melhora a capacidade de alcançá-las, pois o foco é mais claro se seus objetivos tiverem consistência. Assim, você tem menos chances de abandoná-los ou negligenciá-los.
Já começou a definir suas aspirações para 2019? Então aproveite este texto sobre as metas SMART para que seus objetivos sejam mais claros. Faça com que o próximo ano seja, realmente, de diferença na sua vida. Saia da estagnação e abandone de vez o hábito de procrastinar suas realizações!
O que você faz para otimizar seu planejamento de objetivos e para fugir da procrastinação? Deixe um comentário no post!