A vida adulta é repleta de responsabilidades e, muitas vezes, nos sentimos saturados, cansados e irritados. Não é fácil dar conta dos compromissos profissionais, domésticos, familiares e sociais. O acúmulo de problemas e a dificuldade de encontrar soluções contribuem para o sentimento de perda de controle. Então, o que fazer para aliviar o estresse?
Eliminar ou minimizar esse problema é fundamental para alcançar mais qualidade de vida. O equilíbrio interior tem relação direta com a saúde e não deve ser negligenciado. Por isso, é bom investir em práticas que ajudam a desestressar, além de tentar identificar os focos de sua exaustão emocional para eliminá-los. Veja quatro dicas!
1. Atividades circenses
A maioria das pessoas está cansada de saber que os exercícios físicos fazem parte de uma vida saudável. Então, que tal inovar um pouco? Uma dica são as atividades circenses, como malabarismo e acrobacias. Além de serem excelentes para o condicionamento físico, ajudam profundamente a aliviar o estresse, já que unem bom humor e descontração.
Sem contar que o ambiente do circo está ligado ao nosso imaginário. Pular no trapézio, se equilibrar em tecidos ou na corda e, até mesmo, aprender a ser palhaço, são ingredientes para o lúdico e uma lembrança das brincadeiras de infância. Por isso, vale a pena se matricular em uma escola circense ou procurar esse tipo de atividade em academias.
2. Artes marciais
As artes marciais têm bastante em comum no que diz respeito à filosofia oriental. Mais do que um esporte, uma luta ou conjunto de técnicas de defesa pessoal, elas levam o praticante ao desenvolvimento pessoal e à busca por mais equilíbrio emocional, físico e mental. Dessa forma, são uma ótima alternativa para quem precisa aliviar o estresse. Algumas opções são:
- judô;
- kung-fu;
- muay thai;
- jiu-jitsu;
- taekwondo.
3. Culinária
Qual foi a última vez que você cozinhou na sua casa? Com a correria do nosso estilo de vida moderno, cada vez mais nos habituamos às refeições rápidas, muitas vezes maléficas para a saúde. A boa notícia é que, além de promover uma nutrição mais adequada, a prática de cozinhar os próprios alimentos pode ser uma verdadeira terapia.
Lidar com diferentes tipos de ingredientes, aprender a respeitar o tempo de cozimento, usar a criatividade para elaborar novas composições de cardápio. Tudo isso ajuda a estabelecer um comportamento mais tranquilo e equilibrado. Experimente chamar alguns amigos próximos e preparar um jantar especial!
4. Organização da casa
Muitas vezes, o estresse está associado à desorganização — de objetos, pensamentos, sentimentos, rotina etc. Quanto mais sentimos que estamos perdendo o controle das situações, mais nos irritamos e nos cansamos. Por isso, uma dica para aliviar esses sintomas é reorganizar a sua casa. Uma boa faxina, daquelas que você joga pilhas de coisas fora, pode ser o que você precisa!
A influência do espaço em que estamos inseridos é grande no nosso emocional. Aliás, você certamente já ouviu falar na técnica chinesa do Feng Shui, que busca organizar os ambientes de forma que haja um melhor trânsito das energias. Independentemente das suas crenças, o fato é que ter cada coisa no seu devido lugar ajuda a melhorar o humor de qualquer um.
Por fim, para aliviar o estresse diário, é preciso encontrar o equilíbrio entre as responsabilidades e o prazer. Se o que você faz atualmente não traz nenhum tipo de satisfação, vale a pena repensar seus objetivos profissionais e buscar uma mudança de vida, quem sabe, empreender no que ama? Seus gostos pessoais devem sempre ser levados em conta!
Gostou do conteúdo? Para acompanhar outros textos como este, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube) e não perca nenhuma atualização.