O desenvolvimento pessoal está relacionado à evolução constante, à busca pela nossa melhor versão. Nesse sentido, todos os campos da nossa vida merecem atenção: o pessoal, o financeiro, o profissional, o social etc. Estimular os aprimoramentos em todas essas áreas ajuda a conquistar a tão desejada satisfação.
Mas como melhorar continuamente? É simples: tudo o que precisamos aperfeiçoar temos de praticar bastante e, é claro, estar sempre em busca de aprender mais, não é? Então, os livros são grandes aliados nessa missão. Com eles, você tem acesso a teorias, dicas e experiências que servirão de aprendizado.
Neste post, separamos 4 dicas de livros cujos ensinamentos podem — e devem! — ser aplicados em sua vida. Assim, você conseguirá estimular mudanças que promoverão o desenvolvimento pessoal. Acompanhe!
1. O Milagre da manhã, de Hal Elrod
Para começar a busca pela sua melhor versão, que tal acordar cedo? É isso mesmo! Em seu livro “O Milagre da Manhã”, Hal Elrod explica os principais benefícios de levantar da cama cerca de 30 a 60 minutos antes do costume. Então, Hal indica 6 tarefas de desenvolvimento pessoal pela manhã:
- silêncio — refletir, meditar e agradecer;
- afirmações — escrever afirmações alinhadas aos seus objetivos;
- visualizações — criar imagens mentais dos resultados desejados;
- exercícios físicos — fugir da preguiça e do cansaço logo pela manhã;
- leitura — ler pelo menos 10 páginas por dia de livros inspiradores;
- escrita — manter um diário com pensamentos e registros que ajudem a identificar seu progresso.
Para ele, esse primeiro período do dia deve ser dedicado a melhorar a si mesmo, pois o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que é. Ou seja, quanto melhor você for, melhores serão os seus resultados na vida.
2. Me poupe, de Nathalia Arcuri
Nesse livro, Nathalia Arcuri conta um pouco de sua trajetória financeira e explica 10 passos essenciais para nunca mais faltar dinheiro no bolso. A youtuber e ex-repórter usa sua história de sucesso para inspirar os leitores: aos 23 anos conseguiu comprar o primeiro apartamento à vista e, aos 32, se tornou milionária.
Para a autora, existem alguns hábitos que sabotam a saúde financeira. Por isso, ela guia o leitor por um autoconhecimento que ajuda a identificar comportamentos incorretos e crenças que impedem o enriquecimento. Além disso, dá dicas de como economizar e investir com foco em objetivos claros.
3. Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman
O livro “Rápido e devagar”, escrito pelo ganhador do Nobel de Economia, Daniel Kahneman, é uma excelente alternativa para se ter na cabeceira. Na obra, o autor explica que existem duas formas de pensar: uma que é rápida, intuitiva e emocional, e a outra que é devagar, ponderada e lógica.
Daniel, então, explica os benefícios de optar pela segunda antes de tomar decisões pessoais e profissionais e como a racionalidade ajuda a manter você firme em metas de vida.
4. Quem quer mais, Criafoco!, de Isaias Eufrosino Rodrigues
Para fechar nossas dicas com chave de ouro, o livro “Quem Quer Mais, Criafoco!” é um guia com linguagem intuitiva e uma metodologia prática para alcançar os objetivos. Durante a leitura, entendemos que as chaves para alcançar a realização pessoal e profissional são foco, direção e sentido.
O criador do método Criafoco é Isaias Eufrosino Rodrigues, um empresário mineiro que já ganhou até prêmio nacional de empreendedorismo. O autor explica em seu livro sobre o papel do foco nos objetivos, tendo em vista sua própria história de superação e, desse modo, dá importantes lições sobre o desenvolvimento pessoal.
Livros são sempre ótimos aliados na busca pelo conhecimento. Gostou das sugestões que demos aqui?
Para receber mais dicas sobre aprimoramento pessoal e profissional, assine a nossa newsletter e não perca as atualizações do blog!