Não tem jeito: o mundo funciona a partir de resultados. Nas diversas profissões, boa vontade, interesse e capricho são características extremamente importantes, mas que de pouco valem se não são andam lado a lado com a produtividade no trabalho. Sabendo disso, como você avalia a sua capacidade produtiva?
Consegue concluir todas as suas tarefas? Está com uma lista enorme de pendências ou, ainda pior, não sabe nem por onde começar? Mesmo que você já seja bastante organizado, sempre dá para melhorar, não é? Por isso, preparamos algumas dicas fundamentais para ter mais sucesso na rotina. Veja!
Planeje o seu dia
Um passo fundamental para conseguir dar conta de todas as suas tarefas é planejá-las. Esse cuidado garante que você desperdice menos tempo na execução e, também, que consiga mais qualidade no resultado final. Por isso, uma boa ideia é sempre colocar na ponta do lápis tudo o que você precisa fazer.
Melhor ainda se esse for um hábito para antes de dormir. Assim, você acorda no dia seguinte com todos os seus passos planejados, o que otimiza a sua rotina e contribui para que você não perca o foco. Isso porque, quando você sabe exatamente tudo o que deve concluir no decorrer do dia, dificilmente vai parar para um descanso inocente fora de hora.
Identifique seus períodos mais produtivos
Todos nós somos mais produtivos em determinado período. Não se sabe ao certo o porquê, mas provavelmente isso acontece devido à rotina que educamos o nosso corpo a seguir. Algumas pessoas, por exemplo, juram de pés juntos que conseguem fazer mais coisas à noite do que durante o dia. Já outras, se sentem mais energizadas pela manhã.
Seja qual for o seu caso, aproveite o ânimo extra para concluir as tarefas que exigem maior concentração e disciplina. Dessa forma, você elimina o risco de que, em outro momento, elas se tornem ainda mais difíceis e acabem sendo deixadas de lado. O acúmulo de afazeres, como veremos mais à frente, é um inimigo da produtividade no trabalho.
Priorize tarefas e tenha foco
A dica de planejar o seu dia na noite anterior já ajuda muito nesse sentido. No entanto, você deve se acostumar a avaliar continuamente a prioridade das suas tarefas. Assim, consegue eliminar primeiro as coisas mais urgentes — e com maior potencial de se tornarem problemas complicados —, deixando o que é menos importante para outro momento.
Normalmente, esses afazeres prioritários são os que mais gerarão resultados. Além disso, é importante que você aprenda a focar em uma execução por vez. Engana-se muito quem pensa que mais produtivo é quem dá conta de várias coisas ao mesmo tempo — é comum que, nesses casos, a qualidade caia. Comece algo novo somente depois de finalizar o que está fazendo.
Não adie suas tarefas
Por fim, não adie seus compromissos profissionais. O melhor prazo para a execução de uma tarefa é o agora — ou o quanto antes. A procrastinação leva à perda de ânimo e, muitas vezes, o afazer deixado para depois ganha proporções maiores. Dessa forma, você acaba tendo ainda mais trabalho do que teria se o eliminasse imediatamente.
O hábito de controlar suas ações deve ser constante. Não caia na armadilha do “faço daqui a 5 minutos”, ou então “só mais esse vídeo”. Perder o foco do trabalho por qualquer distração que seja faz com que você perca o ritmo. Nem sempre é fácil restabelece-lo e continuar de onde parou, ao menos não sem prejuízos.
Seguindo essas dicas, a sua produtividade no trabalho vai melhorar bastante. O mais importante é contar com uma boa dose de organização para evitar o acúmulo de tarefas e a falta de planejamento. Dessa forma, não só será possível concluir tudo o que é necessário, como também executar suas atividades com melhor desempenho.
Para conseguir manter a concentração e dar conta de todos os seus afazeres, leia também nosso texto com dicas valiosas para ter mais foco.