Você já se deparou com algum momento no qual postergou alguma atividade mesmo sem necessidade? Conhece algum amigo ou familiar que vira e mexe tem esse costume? Então, está na hora de entender o que é procrastinação e por que ela pode ser considerada, facilmente, um dos grandes males do século XXI.
Neste post, nós vamos explicar para você o que está por trás desse problema, os efeitos que ela pode causar na sua saúde e o principal: como evitar que esse hábito negativo prejudique sua vida profissional e a realização dos seus sonhos. Acompanhe!
O que é procrastinação?
Tudo começa com a rotina puxada e cheia de atividades. É o trabalho, os afazeres de casa, a academia, a faculdade, o curso e por aí vai. Como se não bastasse o dia a dia corrido, ainda há inúmeras funções a desempenhar na empresa em que atua. Com tantas coisas para administrar, você começa a protelar uma aqui, outra ali e assim vai levando. “Afinal, eu posso fazer depois”, você pensa.
Porém, é justamente nesse momento que os problemas começam. É que, sem se dar conta, você começa a acumular uma série de obrigações e entra em um ciclo vicioso. São prazos que não consegue cumprir, atrasos frequentes, dificuldade em administrar o tempo, baixa disposição, fadiga, preguiça, desorganização etc.
Tudo isso coloca em risco o seu trabalho, já que a qualidade dele diminui drasticamente, mina as oportunidades de uma promoção e ainda dificulta a realização das demais atividades com as quais você estava habituado.
Quais os efeitos dela para a sua saúde?
Você leu há pouco sobre o que é procrastinação e como isso impacta negativamente a sua vida pessoal e profissional. Contudo, os problemas que ela causa não param aí. Na realidade, há um efeito bola de neve e eles desencadeiam complicações para a sua saúde.
Isso acontece porque você é consumido pelos atrasos, reclamações, dificuldade e falhas constantes na rotina que diminuem o seu lazer, a vontade de se exercitar e tornam, até mesmo, a alimentação aquém do necessário — o que pode ocasionar uma deficiência nutricional. Ou seja, o seu organismo fica mais suscetível ao aparecimento de viroses, gripes e infecções.
Além disso, o seu sistema neurológico também é afetado e você pode desenvolver doenças crônicas, como estresse e depressão, que podem diminuir sua qualidade de vida e até resultar em um afastamento do trabalho. Ambos os transtornos, inclusive, já são apontados como a terceira causa mais frequente de desligamento na iniciativa privada do país, conforme relatório do Tribunal Superior do Trabalho.
Como vencê-la?
Apesar da gravidade e das proporções que a procrastinação pode tomar quando se torna um hábito, saiba que é possível vencê-la por meio do poder do foco. Isso porque criá-lo e estimulá-lo diariamente permite que você se torne autoconsciente sobre o caminho que deve seguir para conquistar seus objetivos, sejam eles a carreira que deseja trilhar, o padrão de vida que espera ter ou os sonhos que almeja concretizar.
Logo, você aprende a desenvolver a disciplina no cotidiano, a estabelecer e cumprir prazos e a gerir o tempo de maneira otimizada e eficiente. Isso acontece, por exemplo, por meio de táticas diárias que envolvem:
-
planejamento de atividades (checklists e cronogramas);
-
estipulação de metas a curto e longo prazo;
-
e sistema de recompensas que o motivem a cumprir o que se autopropôs.
Agora que você já sabe o que é procrastinação, não deixe de criar foco na sua rotina e pôr fim a esse hábito negativo que prejudica sua saúde e inviabiliza as suas conquistas!
E, se você gostou deste post, não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas e sugestões sobre como potencializar a criação de foco! Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Youtube.