De um lado, pessoas esperam sentadas respostas da vida. De outro, outras estão a todo momento tomando decisões sem pensar. Talvez você não se identifique com esses dois extremos e isso é bom, pois dentro desse meio, ser ousado não é nada mais do que manter o equilíbrio e ser autêntico.
Ter ousadia é tomar decisões certas nos momentos certos, o que exige muita cautela e autoanálise. São os popularmente chamados “caras de pau”.
Muitas vezes, relacionamos pessoas “caras de pau” com atitudes imprudentes, mas a ousadia é o contrário disso: significa entender as consequências que as suas ações podem levar e não esperar o mundo trazer as oportunidades, mas simplesmente ir atrás delas!
A seguir, entenda as vantagens de ser uma pessoa ousada no meio pessoal e profissional, bem como compreenda como desenvolver essa habilidade sem ser irresponsável.
Por que ser ousado?
Podemos dizer que ser ousado é a sua melhor chance de crescer como indivíduo. A partir disso, digamos que o mundo vai conspirar a seu favor, na vida pessoal e profissional.
Novas portas serão abertas para o seu negócio ou emprego, bem como novos aprendizados vão lhe trazer novos objetivos e oportunidades de conhecer mais pessoas. Tudo isso não por mera coincidência, mas porque você teve a atitude de sair da “zona de conforto” e dar passos além dos seus medos e barreiras.
Repare que não se trata de se livrar dos medos, pois esse é um mecanismo natural de defesa do seu corpo, mas sim de saber lidar com eles e fazer o que é mais correto para si, ou seja, é ser “cara de pau” no melhor sentido possível!
Como ser ousado sem ser irresponsável?
Não existe uma fórmula pronta, afinal, somos pessoas com personalidades distintas. Por isso, ser ousado é ser a melhor versão de si. Veja algumas sugestões para encontra o seu “eu” verdadeiro:
Ser você mesmo
Explore suas habilidades e procure criar maneiras físicas e emocionais de ultrapassar suas restrições. Além disso, saiba dizer um “não” sincero para que você evite se enganar com desculpas mentirosas, já que a ideia é priorizar as suas necessidades.
Ter empatia
Equilibre o ato de ser verdadeiro em suas vontades, emoções e atitudes com a capacidade de sentir empatia. Afinal, colocar-se no lugar do outro impede que você seja um “cara de pau” que ninguém deseja por perto.
Medir atitudes
Não pensar nas consequências é uma ação totalmente contrária à ousadia. Uma pessoa ousada utiliza suas oportunidades de modo inteligente, medindo cada passo em busca do sucesso, seja em atitudes do dia a dia ou em projetos profissionais.
Ter coragem
Saiba que a ousadia não é o oposto de não ter medo. Sair da “zona de conforto” vai deixar você vulnerável e com medo (não há saída). A questão é você saber lidar com esta situação e ter coragem o suficiente para fazer as coisas acontecerem.
Empreender
Talvez essa seja a melhor maneira de reunir as características de uma pessoa ousada. Criar foco no seu próprio negócio pode ser a chance de conseguir o bem-estar pessoal e financeiro que você tanto procura.
Entenda que será impossível desenvolver a sua empresa sem se arriscar. Lembre-se que o sucesso só é atingido quando passamos pelas etapas de riscos. A questão, novamente, é como você lidará com os problemas que aparecerão.
Procure mudar pequenas atitudes do dia a dia e, a longo prazo, perceba os benefícios pessoais e profissionais atingidos. O temor do julgamento alheio talvez apareça e é nesse momento que você precisa demonstrar a sua força de vontade.
Portanto, ser ousado é ser fiel a si e saber lidar com os obstáculos. Não é uma habilidade adquirida da noite para o dia, muito menos uma capacidade inalcançável. É, sobretudo, um exercício diário.
Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter para receber mais informações valiosas como essa diretamente em seu e-mail.