Não é novidade que os avanços tecnológicos facilitam muitos aspectos da vida humana. Dentro das empresas, a tecnologia na gestão de pessoas também marca presença e ganha cada vez mais espaço, com recursos que aprimoram processos, aperfeiçoam treinamentos e permitem a tomada de decisões mais embasada, entre outros benefícios.
Estar por dentro das novidades é uma questão de sobrevivência no mundo dos negócios. Afinal, o setor de RH precisa inovar constantemente para atender todas as demandas de um novo contexto de mercado e dos perfis dos profissionais.
Sabendo disso, você conhece as principais tendências da tecnologia para os recursos humanos? Não? Então, continue a leitura e veja algumas delas!
1. Gamification
O Gamification, ou Gamificação, é um conceito que tem ganhado destaque dentro das empresas. Utilizado, sobretudo em treinamentos, esse recurso consiste em jogos virtuais, divertidos e que incentivam o trabalho em equipe e o alcance de metas.
Na gestão de pessoas, os games são muito úteis no mapeamento de perfis profissionais, identificação de pontos fracos e fortes, análise de situações que exigem a superação de desafios etc. O mais interessante é que, com a descontração dos jogos, os participantes tendem a ficarem mais à vontade e, assim, as leituras de resultados são mais fiéis.
2. Internet das Coisas (IoT)
Com o advento da Internet das Coisas (IoT), diversos dispositivos inteligentes e objetos com sensores avançados ficam interligados em uma mesma rede, com leitura e transmissão de informações de forma instantânea.
A IoT está presente na tecnologia na gestão de pessoas. Um exemplo de aplicação é o registro de ponto eletrônico que conversa em tempo real com os softwares de leitura. O Cloud Computing também chama atenção: dados são armazenados em servidores interligados à internet, o que permite mais segurança e mobilidade.
3. Big Data Analytics
O Big Data é um enorme banco de dados em que as informações ficam reunidas e são cruzadas de modo inteligente por softwares automáticos. O resultado são análises muito mais precisas, rápidas e perceptivas do que seria possível somente com o tratamento de dados feito por pessoas.
No RH, isso permite que os perfis dos profissionais e de seu desempenho sejam observados com mais clareza. Assim, é possível elaborar estratégias na gestão de pessoas ou mesmo identificar problemas sérios, como comportamentos suspeitos.
4. People Analytics
Quanto mais se percebe a importância de desenvolver pessoas para ter uma empresa eficiente, mais os colaboradores se tornam o centro das atenções de muitos gestores. Entender o comportamento dos membros das equipes, portanto, é um grande passo para valorizar ainda mais os recursos humanos.
O People Analytics recolhe informações sobre os profissionais de diversas fontes e as cruza com outras relativas às tendências de mercado e de liderança. Dessa forma, o software consegue apresentar soluções para que os colaboradores fiquem cada vez mais engajados e motivados no ambiente de trabalho.
Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia na gestão de pessoas é capaz de facilitar as rotinas de RH e, principalmente, de conferir mais qualidade nos resultados. Por isso, é importante estar sempre atento às novas tendências e inovações.
Quer receber outras dicas para sua qualidade de vida pessoal, financeira e profissional? Então, assine a nossa newsletter!