Se você normalmente se sente ansioso, desmotivado ou irritado ao pensar no seu ambiente e rotina profissionais, atenção: esses são sinais de alerta para o estresse no trabalho. O problema, apesar de ser muito comum, afeta diretamente a qualidade de vida e pode levar a consequências na saúde.
Por isso, é importante buscar formas de amenizar as fontes de estresse. Neste texto, você vai conferir 4 dicas essenciais para conseguir driblar os efeitos de uma rotina mentalmente cansativa. Vamos lá?
1. Pense na mudança de dentro para fora
Uma das medidas mais efetivas para aliviar o estresse é focar nos fatores internos em vez dos externos. Já ouviu aquela frase sobre “ser a mudança que você quer ver no mundo”? Muitas vezes, uma atitude mais otimista, alegre e motivada ajuda a transformar o ambiente em que estamos inseridos.
Por isso, sempre pense nas suas possibilidades de ação e tente optar pelas mais positivas. Um exemplo simples: quando um cliente falar algo de certa forma grosseiro, pense muito bem antes de responder e procure prezar pela gentileza. Assim, você não será afetado e, de quebra, promoverá a reflexão do outro lado.
2. Cuide de si mesmo
O segundo passo é cuidar dos demais aspectos da sua vida: pessoal, social e financeiro. Com tudo em ordem, as frustrações ou irritações com o trabalho terão um impacto menor no seu emocional. Normalmente, nos sentimos mais estressados quando perdemos o controle em mais de um setor.
Então, que tal fazer uma viagem, começar a praticar meditação ou entrar para algum esporte? Descobrir um novo hobbie, como pintar ou tocar algum instrumento, também estimula o autoconhecimento e aumenta a autoestima, o que favorece a sensação de realização pessoal.
3. Trabalhe com o que gosta
Agora, se você está lidando da melhor forma possível com os desafios da rotina profissional e investindo em si mesmo, mas mesmo assim sofre com o estresse no trabalho, talvez seja hora de rever sua atuação. Iniciar uma nova carreira ou empreender em um sonho pode alavancar sua motivação.
Afinal, o ambiente de trabalho é onde passamos boa parte do nosso dia. Gostar do que fazemos é indispensável para nos sentirmos mais felizes e leves diante do exercício profissional. Desse modo, o que antes era motivo de estresse se tornará uma satisfação.
4. Gerencie melhor o seu tempo
Se você já trabalha com o que gosta e as outras dicas não funcionaram, o problema pode estar em uma sobrecarga de tarefas. Isso muitas vezes decorre da má gestão de tempo, por isso, vale a pena estudar técnicas para administrar melhor a rotina.
A organização, além de ajudar a manter o bem-estar, é a maior aliada da produtividade no trabalho. Algumas dicas são:
- definir prioridades;
- eliminar distrações;
- estipular metas e prazos;
- usar a tecnologia a seu favor;
- delegar tarefas;
- conhecer o seu rendimento.
Como você viu, 4 formas muito eficientes de amenizar o estresse no trabalho são concentrar-se mais nos fatores internos do que nos externos, estar em dia consigo mesmo, sentir satisfação profissional e lidar bem com a carga de afazeres. Seguindo essas dicas, você se sentirá mais aliviado e motivado.
Um novo estado de espírito combina também com metas e planos. Então, leia nosso texto sobre como manter-se firme nos objetivos.