Você tem dificuldade para focar, ter atenção e as distrações estão roubando seu tempo? Saiba que existem alguns exercícios muito simples para a melhorar a concentração e fazer seu dia render mais. Praticá-los diariamente é uma forma de fazer suas tarefas com mais atenção e qualidade, sejam elas pessoais ou profissionais.
Para ajudar você a encontrar todos esses benefícios, fizemos este post com 5 práticas para melhorar seu foco e sua concentração! Vamos lá?
1. Respire fundo
O grande volume de atividades que fazemos em nosso dia a dia deixa a nossa mente muito agitada. Quando precisamos realizar algo que demanda mais atenção, essa aceleração mental atrapalha bastante. Portanto, o primeiro passo é respirar fundo e lentamente algumas vezes.
Isso fará com que todo o seu corpo desacelere e desestresse, permitindo que você pense e aja com mais calma e discernimento. A meditação é excelente para esse propósito: 5 minutos já são suficientes para ter uma mente mais tranquila e preparada para se concentrar.
2. Estimule sua memória
Os avanços tecnológicos nos tornam preguiçosos, principalmente em relação à memória. Anotamos tudo em nossos celulares, deixamos senhas salvas automaticamente, buscamos sempre o caminho mais fácil. Com isso, a nossa memória deixa de ser exercitada, destreinando a capacidade de raciocínio.
Para reverter esse quadro, comece com atitudes simples, como se lembrar do número de telefone de 2 pessoas para um momento de necessidade, ou digitar as senhas em vez de salvá-las. Outra tática válida é jogar jogos que estimulem o raciocínio. Independentemente do caminho escolhido por você, seja persistente.
3. Estabeleça metas e prazos
Estabelecer metas é a estratégia mais eficiente para a construção de foco. Elas dão a direção a ser seguida e, aliadas aos prazos, ditam o ritmo da caminhada. Por meio delas, você sabe exatamente onde e quando quer chegar.
Essas informações são fundamentais para definir as ações prioritárias e quais delas podem ser feitas em um segundo momento. Assim, fica mais fácil dizer não para o que não vai agregar valor e concentrar-se no que realmente importa.
4. Faça uma coisa de cada vez
Ser multitarefa não é uma característica positiva, principalmente quando precisamos fazer algo mais delicado ou específico. Ao contrário do que muitos pensam, não conseguimos dividir a nossa atenção entre duas ou mais coisas ao mesmo tempo.
É o que acontece quando dirigimos e tentamos falar ao celular. Se um animal atravessa a pista enquanto o olhar está voltado para o telefone, certamente a reação ao volante não será imediata. A concentração requer um tempo mais contínuo de atenção a um mesmo ponto. Se isso não acontecer, as chances de “perder o fio da meada” são muito maiores.
5. Elimine as distrações
O que nos impede de focar em uma atividade são as coisas e tarefas que nos distraem. Parece óbvio, mas é justamente nesse ponto que temos mais dificuldade. Por isso, é preciso observar o distrai você todos os dias.
Tenha atenção a qualquer coisa que pareça “rapidinha”, como responder um WhatsApp, checar a caixa de e-mail e pegar um café. Todas essas atividades podem ser feitas, mas em um momento específico, que não interfira no andamento de suas atividades programadas.
Melhorar a concentração não é difícil, como você pôde notar. Atitudes simples mudam completamente a forma como a sua mente encara os desafios, basta ter atenção aos detalhes e praticar diariamente. Comece a aplicar as dicas que apresentamos em sua rotina e você verá como esses pequenos exercícios farão o seu dia render muito mais!
Quer colocar essas dicas em prática? Que tal começar entendendo melhor o que tem bloqueado seu caminho? Veja quais são as principais causas da falta de foco e como combatê-las!