De cada três empresas abertas no país, uma acaba fechando em dois anos, de acordo com o estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae. E isso não é tudo, pois existem outros inúmeros negócios que são PIVOTADOS a cada dia sem sequer entrar nessa estatística. Muita ação, mas pouca Direção!
Dinheiro, suor e às vezes lágrimas derramados à toa… Corremos o tempo inteiro atrás de IDEIAS FRACAS, ou melhor, atrás de simples insights sem elaboração. Aí a gente aceita gastar anos e às vezes todas as nossas vidas investindo em IDEIAS RUINS pelo simples fato de não conseguirmos lidar com as nossas ansiedades. Os tempos próprios da natureza humana nos são caríssimos hoje. Não temos tempo para esperar ou elaborar! Lá na roça, costumamos dizer: Quem é apressado, come cru! Faz sentido para você?
Quando nos mobilizamos para fazer algo, quando nos preparamos reunindo todos os fatos relativamente àquilo que queremos ver resolvido, a seu tempo, o Processo Criativo acontecerá. Existe um lapso de tempo que o nosso cérebro precisa para fazer as conexões. Para juntar as coisas. E você sabe direitinho como é isto. Quem de nós não foi desafiado a resolver uma questão complexa à noite? Ficou horas a fio pesquisando, lendo, tentando e nada! Exaustos, dormimos e não é que pela manhã a gente “enxerga” a resposta? É como se fosse uma mágica, certo? Isso ilustra o que acontece no plano mental. CRIAÇÃO É UM PROCESSO: DESAFIO – PREPARAÇAO – INCUBAÇÃO – RESPOSTA.
Incubação é o período que o nosso cérebro precisa para nos dar a resposta. E aí são duas notícias: A PRIMEIRA BOA NOTÍCIA é que se nos mobilizamos, preparando adequadamente, ele nos dará a resposta! A SEGUNDA é que não existe um tempo pré-determinado! A resposta cerebral pode acontecer em segundos, horas, dias, anos… e a gente não tem controle sobre isto. E essa não é uma notícia ruim, pois a medida que compreendemos que o tempo das coisas não é necessariamente o nosso tempo, descobrimos algo fantástico: o sentido da ATEMPORALIDADE!!! A vida, assim, fica mais rica e nós, menos ansiosos… O show da vida vai continuar – temos todo o tempo do mundo!
Nesses tempos de agitação e pressa, nada melhor que ouvir Fernando Sabino: “Se lhe posso dar um conselho, é este: não tente apanhar o fruto verde para que ele não apodreça na sua mão”. Para que este desespero todo, se “há tempo para tudo?”.
Existe algum fruto precioso apodrecendo nas suas mãos? Ainda é tempo. Concentre no que realmente tem que ser feito. Nas suas inquietações. Faça o mapeamento cuidadoso de todos os FATOS. Então dê um tempinho para o seu cérebro trabalhar e se prepare para o próximo passo. Vem aí a ILUMINAÇÃO!!! Até!